sexta-feira, 1 de março de 2013

Patchwork - sabedoria de vida


Patchwork = paciência + perfeição + perseverança
 + persistência + prazer!


Patchwork, cuja tradução significa trabalho com retalhos ou pedaços, seria somente a parte de cima, ou o topo do quilt, antes de ser montado o sanduíche e fazer o quiltado.


O que é um quilt?

O termo quilt pode designar tanto uma colcha ou uma manta, desde que seja um trabalho plano feito a partir de pedaços de tecidos emendados (os patches), que possui parte de cima, o top (topo), recheio (fibra ou manta) e forro (as costas do trabalho). 


O trabalho de unir estas três camadas sobrepostas como um sanduíche, é, em inglês denominado de quilting e em português, tem sido adotado o termo quiltado.


Para fazer um quilt podemos usar uma só técnica ou agregar várias técnicas diferentes. 

Há quem prefira costurar à máquina e quem prefira fazer à mão.

Somente compreendendo e respeitando a maneira de proceder em cada etapa, é que tornaremos este fazer cada vez mais prazeroso, deixando de ter aquele aspecto de atividade repetitiva e maçante.


O fato é que a vida não é mais a mesma depois que se começa a fazer quilts!

Através deles descobrimos o desenvolvimento da história, da tecnologia, e por que não dizer da própria humanidade.

Aprendemos a conhecer melhor a nós mesmos, vencendo nossos limites em alguns momentos, quando não nos sentimos capazes de fazer aquela técnica que parece tão difícil e que no fim, conseguimos; ou freando nossos impulsos em outros, quando saímos da loja sem gastar com paninhos mais do que devíamos!


Por causa de nossos adoráveis paninhos, aprendemos um pouco sobre matemática e geometria; vocabulários estrangeiros; informática e o mundo virtual; conhecemos outros lugares; fazemos novas e duradouras amizades e, sobretudo nos aprofundamos na arte da PACIÊNCIA!

QUE VIVAM OS QUILTS!


Quer saber mais sobre PATCHWORK?
então basta clicar aqui: BIA CARDEAL

4 comentários:

  1. Adorei teu retorno ao nosso mundo de "blogueiras"...lindo teu trabalho, não tem como não divulgar! bjs e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  2. Que legal que está teu blog!! Ter uma amiga como vc é ter um grande tesouro! Obrigada por tudo!! E sucesso para teu blog, teu trabalho é muuuuuito lindo e de um acabamento sem igual!

    ResponderExcluir
  3. Te achei na blogosfera, que legal!!!!
    Saudades de ti guria!! Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Olha que blog lindo, acho que vais gostar! bjs
    http://artbylele.blogspot.com.br/2013/03/beldades-do-patch.html#comment-form

    ResponderExcluir